Uni-ANHANGUERA

Normas

INSTRUÇÃO AOS AUTORES

INTRODUÇÃO

Os trabalhos técnico-científicos para publicação no periódico Revista Anhanguera, editada pelo Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA, poderão ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Deverão ser inéditos e sua publicação não deve estar pendente em outro periódico. Uma vez publicados na Revista Anhanguera, também poderão sê-lo em outros veículos desde que citada a publicação original. A Revista Anhanguera é apresentada em seções: Fórum (artigo de revisão texto para debate) -Artigo científicos – Notas científicas – Resenha de livros.

 

LINHA EDITORIAL

Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências Exatas.

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

  1. Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail ao editor: pesquisaextensao@anhanguera.edu.br  acompanhados de 3 (três) cópias impressas. Recomenda-se a utilização do processador de texto Microsoft Word 97 ou versão posterior, digitação em espaço duplo, fonte Times New Roman, corpo 12, cor preta em todo o texto, numa só face de papel A4, margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm.
  1. Os trabalhos deverão ter no máximo 25 páginas numeradas seqüencialmente; sempre que possível, deverão ser organizados na seguinte ordem: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words,  Introdução, Desenvolvimento (Material e Métodos, Resultados e Discussão, quando couber), Conclusão, Agradecimentos e Referências Bibliográficas.

 

  • Os títulos em português, inglês e espanhol devem estar em letras maiúsculas, com no máximo, 20 palavras. Devem ser claros e concisos e expressar o conteúdo do trabalho.
  • Os nomes dos autores devem ser grafados por extenso, com letras iniciais maiúsculas.
  • Tanto o resumo como o abstract não deve ultrapassar 200 palavras. Devem conter uma síntese dos objetivos, desenvolvimento e principal conclusão do trabalho, escrito em parágrafo único.
  • As palavras-chave e as key-words são grafadas com letras iniciais maiúsculas, seguidas de dois pontos. Devem ter indicação de no mínimo três e no máximo seis palavras, separadas por vírgulas, iniciadas com letras minúsculas, não devendo conter palavras que já apareçam no título. Deverão situar claramente os eixos temáticos do trabalho, partindo-se do mais amplo para o mais específico.
  • No rodapé da primeira página, deverão constar a qualificação profissional principal e o endereço postal completo do(s) autor(es), incluindo o endereço eletrônico.
  • A palavra introdução deve ser grafada com letras maiúsculas e colocada à esquerda da página. Deve apresentar o objetivo do trabalho, importância e contextualização, o alcance e eventuais limitações do estudo.
  • O desenvolvimento constitui o núcleo do trabalho, em que se encontram os procedimentos metodológicos, os resultados da pesquisa e a sua discussão crítica. Mas, a palavra desenvolvimento jamais servirá de título para esse núcleo, ficando a critério do autor entregar os títulos que mais se apropriem à natureza do seu trabalho. O autor não é obrigado a usar os termos tradicionalmente empregados nos artigos de periódicos das áreas exatas e biológicas, tais como: material e métodos, resultados e discussão. Sejam quais forem as opções de títulos, esses devem ser posicionados à esquerda da folha, com letras maiúsculas.
  • A palavra conclusões, ou expressão equivalente deve ser grafada com letras maiúsculas e colocada à esquerda da página. São elaboradas com base no objetivo e nos resultados do trabalho.
  • A palavra agradecimentos deve ser grafada com letras maiúsculas e colocada à esquerda da página. Devem ser breves e diretos, iniciando com “Ao, Aos, À ou Às” (pessoas ou instituições).
  • As referências bibliográficas devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Devem ser  elaboradas de acordo com Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023:2002).

 

  • As citações no texto do trabalho deverão seguir as seguintes instruções.

a) Citação com um autor: sobrenome grafado com a primeira letra maiúscula, seguida do ano de publicação entre parênteses. Exemplo: Segundo Borges (2002), o desenvolvimento tecnológico… ou O desenvolvimento tecnológico … (BORGES, 2002).

b) Citação com dois e três autores: sobrenomes grafados com a primeira letra maiúscula, separados por pelo “e” ou por “vírgula” e  “e” seguidos do ano de publicação, entre parênteses. Exemplo: dois autores – Borges e Silva (1998); três autores – Borges, Silva e Almeida (1997).

c) Citação com mais de três autores: sobrenome do primeiro autor grafado com a primeira letra maiúscula, seguido da expressão et al., em fonte normal, seguido do ano de publicação, entre parênteses. Exemplos: 1) Gomes et al. (2004) comentam a importância do programa de economia solidária do Ministério do Trabalho.; ou 2) A importância do programa de economia solidária foi enaltecida na última reunião do Ministério do Trabalho (GOMES et al., 2004).

d) Citações de mais de uma obra de um mesmo autor, publicadas num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento. Exemplo: Oliveira (1999a) ou (OLIVEIRA, 1999a)

e) Citações de diversos documentos da mesma autoria, publicados em diferentes anos e mencionados simultaneamente têm as suas datas separadas por vírgula: Exemplo: Cruz; Corrêa; Costa, 1998, 1999, 2000 ou (CRUZ; CORRÊA; COSTA, 1998, 1999, 2000).

f) Citações de diversos documentos de autores diferentes, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Exemplo: Fonseca, 1997; Paiva, 1997; Silva, 1997 ou (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997)

g) Citação de citação: sobrenome do autor do documento original, seguido da expressão “apud” e da citação da obra consultada. Exemplo: segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999)….

h) Citações literais, que contenham três linhas ou menos, devem aparecer entre aspas, integrando o parágrafo normal, seguidas pelo sobrenome do autor, ano da publicação e páginas do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgula. Exemplos: 1)Santos e Pereira (1997, p. 141) dizem que “a força de trabalho de uma comunidade deve ser aproveitada de forma solidária.” 2) “Não se mova, faz de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p.72).

i) Citações literais longas (quatro ou mais linhas), devem ser destacadas no texto em parágrafo especial e “indentadas” (quatro espaços à direita da margem esquerda) em espaço simples, fonte tamanho 10). – NBR 10520:2002

 

  1. Os trabalhos deverão ser precedidos por uma folha onde deverá constar o título do trabalho, o nome do autor que receberá as correspondências do editor, endereço, telefone, fax e endereço eletrônico.
  1. As figuras não devem conter informações apresentadas em tabelas constantes no artigo. Devem ser citadas no texto em ordem seqüencial numérica, escritas com a letra inicial maiúscula, seguidas do número correspondente. Devem ser apresentadas no texto em local próximo ao de sua citação. O título da tabela deve ser escrito sem negrito e posicionado acima da mesma. O título da figura deve também ser escrito sem negrito, mas posicionado abaixo da mesma. Devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à reprodução gráfica.
  1. Todo destaque que se queira dar ao texto impresso deve ser feito com o uso de itálico.

 

PROCEDIMENTOS EDITORIAIS

  1. Após a triagem, o editor submete os trabalhos encaminhados à apreciação crítica de três consultores científicos da revista que elaboram pareceres: a) favorável para publicação; b) favorável desde que atendidas as reformulações indicadas; ou c) desfavorável. Os critérios adotados são os seguintes:
  • Adequação à linha editorial da revista
  • Originalidade
  • Adequação da metodologia, da análise e da interpretação de informações conceituais e de resultados.
  • Argumentação lógica
  • Relevância e pertinência das referências bibliográficas
  1. Os trabalhos que não se ativerem a estas normas serão devolvidos a seus autores que poderão reenviá-los ao editor, no prazo de 30 (trinta) dias, desde que efetuadas as modificações aconselhadas ou necessárias.
  1. São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos. Contudo, o editor, com a assistência da assessoria científica, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações aconselháveis nos artigos.
  1. Não serão divididos direitos autorais ou concedida qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na revista, em qualquer tipo de mídia (papel, eletrônica, etc).
  1. A seqüência de publicação dos trabalhos é dada pela conclusão de sua preparação e remessa para impressão.  Será enviada aos autores a prova final dos originais para ciência e autorização para publicação. Daí em diante não serão permitidas modificações no texto.
  1. Na avaliação dos textos encaminhados ao conselho editorial adota-se o sistema de omissão do nome do autor para fins de avaliação do texto.
  1. A seleção dos trabalhos para publicações é de competência do Conselho Editorial da revista. Os trabalhos recebidos e não publicados serão devolvidos.

 

ENVIO DE ARTIGOS
Os artigos a serem submetidos à Revista Anhanguera devem ser elaborados em Word gravados na extensão doc e enviados para o seguinte endereço eletrônico: revistaanhanguera@anhanguera.edu.br,  indicando  um endereço postal para o recebimento de correspondências impressas.



  • Reserve sua Vaga

    banner_VAGA


    Fale com o Coordenador





Copyright © 2005 - 2015 Uni-ANHANGUERA. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Casa Interativa e Versátil Propaganda.

LiveZilla Live Chat Software